Visão Geral
Este documento visa explicar como se deve interpretar o funil de vendas e seus indicadores.
O que é um funil de vendas?
Existem diversas fontes conceituando um funil de vendas; há um vasto material disponível na Internet. Compilando um pouco de cada fonte de informação chegamos ao conceito: o funil de vendas, também chamado Pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela.
O funil de vendas é formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização. Ele também é o processo de condução ou acompanhamento do seu cliente desde o momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.
O funil de vendas na plataforma de prospecção
O funil da plataforma de prospecção é montado automaticamente, na medida que uma campanha vai avançando no seu processo.
Interpretação do funil de vendas
O funil de vendas respeita o período selecionado para a exibição das informações, como indicado na linha abaixo de “Resumo da campanha (Funil)”.
Convites
Número de convites enviados durante a campanha.
Aceites
Número de convites aceitos pelos prospects. Colocando o mouse sobre o funil, outra informação é mostrada: o número de prospects que responderam aos convites.
Interesse
O funil fornece ainda as informações de interesse, mostrando a porcentagem dos respondentes que demonstraram algum nível de interesse no contato. Este nível de interesse é classificado pelo usuário da plataforma, que dá de 1 a 3 estrelas ao contato (para ler mais sobre o assunto, acesse nosso guia Filtros).
Reunião agendada
Por fim, o percentual de reuniões agendadas com os leads.
Os Indicadores
A tela de indicadores nos dá uma visão geral sobre a saúde de nossas campanhas. Na parte superior, podemos ver os totais de diversos critérios, e, na parte inferior, podemos ver um gráfico mostrando o total de conexões no Linkedin criadas no decorrer das campanhas.
Os dados são zerados todos os dias para trazerem as informações diárias de suas campanhas, com exceção para o total de convites, que é somado desde o início da campanha.
- Perfis visitados (hoje): informa quantos perfis a plataforma visitou.
- Convidados (hoje): informa quantos convites foram enviados.
- Convites da campanha (total): informa quantos convites a campanha enviou durante toda sua duração até o momento.
- Aceites sem resposta (hoje): informa quantos aceites pendentes de resposta via mensagem tivemos.
- Aceites com resposta (hoje): informa quantos aceites foram respondidos.
- Mensagens enviadas (hoje): informa quantas mensagens foram enviadas.