Funil de vendas e indicadores

Visão Geral

Este documento visa explicar como se deve interpretar o funil de vendas e seus indicadores.

O que é um funil de vendas?

Existem diversas fontes conceituando um funil de vendas; há um vasto material disponível na Internet. Compilando um pouco de cada fonte de informação chegamos ao conceito: o funil de vendas, também chamado Pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela.

O funil de vendas é formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização. Ele também é o processo de condução ou acompanhamento do seu cliente desde o momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

O funil de vendas na plataforma de prospecção

O funil da plataforma de prospecção é montado automaticamente, na medida que uma campanha vai avançando no seu processo.

Interpretação do funil de vendas

O funil de vendas respeita o período selecionado para a exibição das informações, como indicado na linha abaixo de “Resumo da campanha (Funil)”.

Convites

Número de convites enviados durante a campanha.

Aceites

Número de convites aceitos pelos prospects. Colocando o mouse sobre o funil, outra informação é mostrada: o número de prospects que responderam aos convites.

Interesse

O funil fornece ainda as informações de interesse, mostrando a porcentagem dos respondentes que demonstraram algum nível de interesse no contato. Este nível de interesse é classificado pelo usuário da plataforma, que dá de 1 a 3 estrelas ao contato (para ler mais sobre o assunto, acesse nosso guia Filtros).

Reunião agendada

Por fim, o percentual de reuniões agendadas com os leads.

Os Indicadores

A tela de indicadores nos dá uma visão geral sobre a saúde de nossas campanhas. Na parte superior, podemos ver os totais de diversos critérios, e, na parte inferior, podemos ver um gráfico mostrando o total de conexões no Linkedin criadas no decorrer das campanhas.

Os dados são zerados todos os dias para trazerem as informações diárias de suas campanhas, com exceção para o total de convites, que é somado desde o início da campanha.

  • Perfis visitados (hoje): informa quantos perfis a plataforma visitou.
  • Convidados (hoje): informa quantos convites foram enviados.
  • Convites da campanha (total): informa quantos convites a campanha enviou durante toda sua duração até o momento.
  • Aceites sem resposta (hoje): informa quantos aceites pendentes de resposta via mensagem tivemos.
  • Aceites com resposta (hoje): informa quantos aceites foram respondidos.
  • Mensagens enviadas (hoje): informa quantas mensagens foram enviadas.