Configuração do WhatsApp na Meta

Este guia explica como configurar o WhatsApp Business na plataforma Meta para integrar com o Prospect.chat.

Atenção!

Este tutorial tem como objetivo fornecer um guia claro e prático para configurar o WhatsApp Business na Meta. Nosso objetivo é capacitar você a realizar a configuração por conta própria. No entanto, reconhecemos que as configurações e telas da Meta podem sofrer alterações ao longo do tempo, e este guia pode não refletir sempre as últimas atualizações.

Estamos sempre à disposição para oferecer suporte e assistência personalizada caso você encontre alguma dificuldade.

Requisitos para configuração

  • Número de Telefone Dedicado: Um número de telefone exclusivo para o WhatsApp Business. Se for um chip novo, certifique-se de que ele consegue receber chamadas.
  • Conta no Facebook: Uma conta pessoal no Facebook.
  • Página da Sua Empresa no Facebook: Uma página no Facebook dedicada à sua empresa. Se você ainda não tem, crie uma!
  • Link da Política de Privacidade: Um link (URL) para a política de privacidade da sua empresa. A Netwall deve fornecer este link.
  • Link dos Termos de Serviço (Opcional): Um link para os termos de serviço do seu negócio. Não é obrigatório, mas é recomendável.
  • Cartão de Crédito Internacional: Para pagar as taxas da Meta (em dólares).
  • Logo da Empresa: Uma imagem do logo da sua empresa com tamanho de 512x512 pixels.
  • Autenticação de Dois Fatores Ativada no Facebook: Mais segurança para sua conta.

Gerando o Token (Chave de Acesso)

O token é como uma chave que permite que o WhatsApp Business se conecte com outras ferramentas. Siga estes passos para gerar um token:

  1. Acesse o Facebook Developers: Vá para o site do Facebook Developers e clique em “Entrar”.

  2. Faça Login: Use a mesma conta que você usa para o Facebook Business. Se precisar, crie uma conta com os mesmos dados.

  3. Crie um Aplicativo: Depois de fazer login, você precisa criar um “aplicativo” dentro do Facebook Developers.

  1. Configure o Aplicativo:
  • Na tela de criação, escolha a opção “Outro”.

  • Depois, selecione “Empresa” como o tipo de aplicativo.

  • Dê um nome para o aplicativo, adicione um e-mail de contato e conecte com sua conta empresarial.

  • Confirme sua senha para criar o aplicativo.

  1. Ative o WhatsApp: Depois de criar o aplicativo, você será redirecionado para uma tela onde poderá adicionar o WhatsApp.

Configurando o WhatsApp Business API

  1. Pegue as Informações: Para conectar o WhatsApp ao Prospect.chat, você precisará de duas informações importantes:
  • ID da Conta do WhatsApp Business: Um número de identificação da sua conta.
  • Token de Acesso da API (Permanente): Uma chave de acesso que permite a conexão.
  1. Comece a Configuração:
  • Depois de criar o aplicativo no Facebook Developers, acesse o menu “Inicio rápido” em “Whatsapp”. Nele, Selecione uma conta empresarial e clique em continuar.

  • Na tela seguinte, procure a opção para configurar a API do WhatsApp Business.

  • Siga as instruções para adicionar seu número de telefone e outras informações necessárias.
  • Importante: Um token temporário será gerado. Anote apenas o ID da Conta do WhatsApp Business neste momento. O token temporário não será usado.

Cadastre o Número na Meta

  • Clique em “Adicionar”.

Adicionar conta do Whatsapp

  • Siga as instruções para cadastrar seu número.

Criando um Usuário no Sistema

  1. Acesse o Facebook Business.
  2. Vá no menu “Usuários” e depois em “Usuários do Sistema”.

  1. Crie um novo usuário clicando em “Adicionar”.

image

  1. Dê um nome de usuário (ex: Admin) e defina a função como “Administrador”.

  1. Você precisa dar permissão para o aplicativo acessar os dados da sua conta.
  • Na tela de Usuários do Sistema, procure pela opção de “Atribuir Ativos”.

  • Selecione o tipo de ativo como “Apps”.
  • Escolha o aplicativo que você criou.
  • Ative a opção “Controle Total” para dar todas as permissões ao aplicativo.

6. Adicionando um Método de Pagamento:

Para usar o WhatsApp Business API, você precisará adicionar uma forma de pagamento.

  • Vá nas configurações do seu negócio no Facebook e procure por “Configurações de Pagamento”.

  • Adicione a moeda (onde você deve preencher com dados de sua empresa) e um cartão de crédito internacional válido.

Configurações Finais do APP

1. Informações da Empresa:

  • Na mesma tela, ative o modo “Ao vivo” no canto superior.

2. Configurando o Webhook (Aviso Automático):

O webhook é como um aviso que o Facebook envia para o Prospect.chat quando acontece alguma coisa nova (ex: uma nova mensagem).

  • Na tela de configuração do WhatsApp, procure a opção “Configuração de API”. Na “Etapa 3”, clique em “Configurar Webhooks”.

  • Clique em “Editar”.

  • No campo abaixo, clique em “Gerenciar”.

  • Selecione todas as opções da lista. Isso garante que você receberá todos os avisos.

account_alerts
account_review_update
account_update
business_capability_update
business_status_update
campaign_status_update
flows
message_template_quality_update
message_template_status_update
messages
phone_number_name_update
phone_number_quality_update
security
template_category_update

3. Validando a Empresa:

  • Para ter acesso a todos os recursos do WhatsApp Business API, você precisa validar a sua empresa no Facebook.

4. Gerando o Token Permanente:

Depois de validar sua empresa, você poderá gerar o token permanente (a chave de acesso que você realmente usará).

  1. Vá nas configurações do usuário que você criou.
  2. Clique em “Gerar novo token”.

  1. Selecione o aplicativo que você criou.
  2. Defina a expiração do token como “Nunca”.
  3. Marque as seguintes permissões:
    * whatsapp_business_management
    * whatsapp_business_messaging
  4. Clique em “Gerar Token”.

  1. Copie e salve o token em um lugar seguro! Você não poderá vê-lo novamente.

5. Conectando ao Prospect.chat:

Agora que você tem o ID da Conta do WhatsApp Business e o Token de Acesso, você pode conectar o WhatsApp ao Prospect.chat.

  1. No Prospect.chat, vá nas configurações de integração de Canais e clique em WhatsApp.

  1. Cole o ID da Conta do WhatsApp Business e o Token de Acesso nos campos correspondentes.

Pronto! Seu WhatsApp Business agora está configurado e integrado com o Prospect.chat.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte.