Neste material, traremos alguns exemplos genéricos de como se conectar com pessoas no LinkedIn, enviar mensagens a conexões e conquistar os primeiros resultados em sua rede profissional.
Conexões no LinkedIn
Antes de prosseguirmos, aqui vale um pequeno esclarecimento do que é conexão de 1º, 2º e 3º grau no LinkedIn. Após enviado o convite de conexão, quando o cliente em potencial aceita, dizemos que ele é uma conexão de 1º grau.
Os contatos de 2º grau são as pessoas conectadas com seus contatos de 1º grau e que ainda não estão na sua rede. Da mesma forma, os contatos de 3º grau ou mais são as pessoas conectadas a estes contatos de 2º grau que você ainda não possui em sua rede.
Filtros no LinkedIn
Previamente a sua prospecção, segmente o seu público adequadamente utilizando os filtros do LinkedIn. Quanto mais assertiva for a filtragem, melhor será o seu resultado com as abordagens.
Recomendamos que você faça a criação da persona (representação fictícia do seu cliente ideal) antecipadamente, pois assim ficará fácil avaliar se a lista de prospects resultante atenderá os objetivos.
Agora, pense numa mensagem que seja do interesse destas pessoas e que faça sentido profissionalmente para o contato, para o cargo que ele ocupa ou ao segmento de negócio que ele esteja.
Exemplo de como fazer a nota de convite no LinkedIn para prospectar
“Oi {NOME}, solucionar o [PROBLEMA] é uma prioridade para seu negócio?”
Provavelmente, muitos que aceitarem o pedido de conexão não responderão com o retorno desejado logo de primeira. Portanto, precisaremos gradualmente enviar novas mensagens e criar a conscientização que somos relevantes para o problema que propomos resolver.
Estas novas mensagens no LinkedIn deverão respeitar uma cadência que não importune o contato. E, enquanto a resposta não vier, o relacionamento estará sendo construído.
Dicas
Evite mensagens sobre você e sua empresa nesta hora.
Foque nos problemas que os contatos que você segmentou possuem, e encerre as mensagens após algumas tentativas, para tentar nova carga dentro de alguns meses.
O que dizer após uma resposta
Alguns exemplos de como e quando enviar as próximas mensagens no LinkedIn após o aceite do contato sem resposta:
1 dia após o aceite:
“{NOME}. Como você superou o PROBLEMA na sua empresa?”
5 dias após a mensagem anterior:
“Oi {NOME}. Eu imagino que o PROBLEMA está sendo tratado/superado na sua empresa, certo?”
10 dias após a mensagem anterior:
“Olá {NOME}, talvez você não acesse muito seu LinkedIn… Ou seria com outra pessoa estas questões na sua empresa?”
15 dias após a mensagem anterior:
“Oi {NOME}, pela ausência do seu retorno talvez não seja o melhor momento. Agradeço sua atenção e fico à disposição. Sucesso!”
Normalmente, o contato do LinkedIn lhe retornará com uma destas quatro possibilidades:
-
Ignorar ou respostas padrões;
-
Responder negativamente;
-
Responder que não é o melhor momento;
-
Responder positivamente.
Dicas finais
Quando você obtiver uma resposta de seu convite ou mensagens no LinkedIn, teremos a confirmação que você se tornou visível para seu futuro cliente.
Será importante migrar imediatamente a conversa do chat do LinkedIn para interações no WhatsApp, ligações ou web meeting para aqueles que retornarem positivamente.
Lembre-se que o LinkedIn não é o melhor canal para você evoluir no processo comercial. Ele é excelente para as etapas iniciais da prospecção, porém, as ações para a qualificação detalhada e a conquista do fechamento da venda devem ser realizadas fora da rede social.
Então, concluída a cadência, será muito interessante você se posicionar como referência no tema, postando conteúdos e programando mensagens futuras para o contato perceber o quanto seria bom ele resolver o problema e, preferencialmente, que você seja visto como a solução.