Um erro muito comum na prospecção pelo LinkedIn é tentar vender logo após o lead aceitar a conexão. Quando isso acontece, a chance de a conversa morrer aumenta bastante.
A melhor abordagem é construir uma interação antes de apresentar qualquer oferta. Para isso, recomendamos uma sequência simples de 4 mensagens:
1. Agradeça e inicie uma conversa
Comece agradecendo pela conexão e puxando um assunto de forma natural.
Exemplo:
“Obrigado por aceitar minha conexão! Gosto de trocar ideias com profissionais da área de [área]. Como você tem visto esse mercado por aí?”
2. Aprofunde no contexto
Se não houver resposta, faça um follow-up alguns dias depois para entender melhor o cenário do lead.
Exemplo:
“Você costuma trocar ideias sobre o que tem funcionado em [tema do seu negócio]?”
3. Introduza a dor
Na terceira mensagem, traga um problema comum que você ajuda a resolver.
Exemplo:
“Um assunto que tenho visto bastante é sobre [dor que você resolve]. Isso também preocupa por aí?”
4. Ofereça valor com leveza
Se ainda não houver retorno, encerre oferecendo algum material útil.
Exemplo:
“Se fizer sentido, posso te enviar um material sobre isso?”
Perceba que em nenhum momento a conversa começa tentando vender, marcar reunião ou apresentar produto. O foco está em gerar relacionamento, contexto e interesse antes de qualquer oferta.
Quer ver o artigo completo com explicações detalhadas e dicas de aplicação?
Acesse o blog: https://www.catacliente.com.br/como-melhorar-suas-respostas-no-linkedin-sem-parecer-vendedor/